Case de sucesso
Como a rede de Stúdios Integrados Mormaii ganhou agilidade e eficiência na gestão e em tomadas de decisão estratégicas investindo em Business Intelligence
A aplicação de engenharia de dados e tecnologias para inteligência de negócios otimizou processos e transformou dias de trabalho manual e com pouca confiabilidade dos números em relatórios diários atualizados automaticamente. A otimização liberou a equipe para investir tempo em análises de dados e ampliar a visão estratégica.
O início
O projeto de Business Intelligence (BI) com os Stúdios Integrados Mormaii teve início em 2021. O trabalho envolveu a rede de franquias fitness da Mormaii, que possui metodologias de treino físico exclusivas, combinando atividades de cardio, funcional, pilates e five konzept.
Na época, a rede de estúdios era composta por 40 unidades. A gerente de operações da rede realizava a compilação dos dados de maneira manual, acessando individualmente o sistema de cada franqueado para visualizar indicadores como alunos ativos, novos contratos e taxa de conversão de prospects em alunos.
O relatório era feito a partir de uma planilha de Excel e demorava, em média, uma semana para ser produzido. Qualquer erro no caminho entre “copia do sistema da franqueada e cola na planilha” poderia gerar uma visão completamente equivocada da situação.
Os dados eram referentes ao mês anterior, ou seja, traziam um retrato pouco atualizado da rede. Além disso, a equipe tinha pouco tempo para interpretação do relatório e atuação em pontos críticos: como a primeira semana do mês havia sido consumida pela coleta manual dos números, restavam três semanas para tentar solucionar algum problema detectado na análise dos dados.
Esse cenário impactava negativamente a relação do time de Stúdios Integrados Mormaii com os franqueados. Faltava visibilidade da rede como um todo e os gestores das franquias demandavam informações para evoluir na administração de seus negócios.
Principais dores
-
Demora excessiva na atualização de relatórios da rede.
-
Grande risco de erros devido ao processo manual de extração de dados.
-
Falta de insumos para auxiliar os franqueados na gestão dos estúdios.
“Era tudo muito manual, muito tempo processando dados e pouco tempo analisando. Nós entendíamos que não era um trabalho sustentável tendo em vista nosso objetivo de expansão da rede.”
William Melilli
Sócio-fundador e diretor de expansão da Mormaii Franquias
O desenho da solução
O trabalho para criação dos relatórios automatizados dos estúdios da Mormaii começou em julho de 2021, com entendimento dos indicadores do negócio e das fontes de dados. Em seguida, foi iniciada a fase de engenharia.
A primeira versão do painel de gestão foi apresentada ao cliente em dezembro daquele mesmo ano. Em janeiro de 2022, a equipe da equal montou um comitê com franqueados para seguir para as próximas entregas estando sempre bem próximo de quem usa os dados na rotina de gerenciamento, e recebendo feedbacks para melhorias.
Desde o primeiro painel, os dados passaram a ser extraídos de maneira automatizada, poupando uma semana de trabalho da gestão de operações da equipe dos estúdios Mormaii. Além disso, o relatório começou a ser atualizado diariamente e não somente com dados do mês anterior, mas incluindo também informações do mês vigente; e a integração de diferentes fontes de dados permitiu a realização de análises mais avançadas e profundas.
A solução oferecida para os estúdios foi customizada para as necessidades de gestão das unidades. Foram criados quatro macro-indicadores para acompanhamento: (1) captação, para avaliar o sucesso das campanhas de marketing na atração de novos alunos; (2) conversão, que mede a eficácia das unidades em transformar leads em matrículas; (3) ocupação, que mostra como cada unidade está aproveitando o espaço disponível, ajudando a otimizar a capacidade das academias; e (4) retenção, para monitorar a fidelidade dos alunos.
A rede de estúdios passou de um relatório mensal com dados antigos e que demorava uma semana para ser produzido, para um dashboard diário com informações de D-1. Depois dessa entrega, novos painéis com diferentes informações foram acrescentados.
A partir do BI, a franqueadora pode ter uma visão mais completa da rede, identificando com rapidez os pontos de atenção - como, por exemplo, unidades com baixa taxa de conversão e vendas. A facilidade e agilidade no acesso às informações contribuiu para melhorar a relação entre franqueadora e franqueadas.
“O BI nos possibilitou avançar algumas casas na comunicação com os franqueados. Eles reconhecem que o BI que construímos com a equal é uma ferramenta muito rica, seja auxiliando no processo de gestão do dia a dia, seja para o próprio professor responsável pelo treino. Nem todas as franqueadas utilizam o BI, mas nós vemos na prática que os resultados de negócio de quem usa são melhores”, afirma William Melilli, sócio-fundador e diretor de expansão da Mormaii Franquias.
O projeto de Business Intelligence trouxe também informações que não eram visualizadas com os relatórios produzidos manualmente. No painel do professor, por exemplo, é possível acompanhar se o aluno está alcançando a meta de indicadores de saúde que ele estabeleceu quando se matriculou no estúdio.
Também com o BI, foi possível entender que os consultores de vendas que treinam nos estúdios da Mormaii Franquias, ou seja, vendem um serviço que usam, conseguem converter 4x mais alunos do que consultores que não treinam.
“Quando a gente trabalhava com relatórios produzidos de forma manual, a informação era parcial. Com o BI temos acesso a indicadores que a gente não conseguia cruzar anteriormente. Esse olhar mais detalhado, essa riqueza dos dados, auxilia nosso time a ter uma visão mais estratégica e a tomar decisões mais rapidamente.”
William Melilli
Sócio-fundador e diretor de expansão da Mormaii Franquias
case em números
1.920
100%
13
Horas economizadas
em trabalho manuais
e repetitivos de manipulação de dados
das reuniões estratégicas da franqueadora baseadas em dados dos painéis de BI
Fontes de dados distintas integradas
O cenário atual e próximos passos
O projeto de BI dos Stúdios Integrados Mormaii completou três anos e contribuiu para implantar e consolidar a cultura orientada por dados na empresa. O trabalho é, hoje, parte essencial da expansão da rede - que passou de 40 unidades em 2021 para mais de 100 em 2024. Atualmente, as reuniões estratégicas do time de gestão são feitas com olhar voltado para os painéis de BI.
“Hoje a gente não faz uma ligação para um franqueado sem olhar para o BI antes. Para nós, franqueadora, é um diferencial ter essa ferramenta para auxílio aos franqueados. Não vejo uma franqueadora hoje, seja do segmento que for, viver sem um BI. Trabalhar sem dados é trabalhar no achismo e hoje em dia não tem como atuar profissionalmente desse jeito”, afirma William.
O sucesso do trabalho de análise de dados nos estúdios fez nascer um novo projeto: o BI do braço de lojas de varejo da Mormaii Franquias. Assim como na versão de estúdios, o BI das lojas possui versão de gestão para as unidades franqueadas. O painel de rede para visualização do cenário composto por todas as unidades está em desenvolvimento.
Atualmente, a Mormaii Franquias possui 9 aplicativos dentro do Power BI - software utilizado para criação dos painéis e relatórios. Eles incluem dashboards dos estúdios, de expansão da rede e das lojas. Os painéis contêm informações de gestão financeira, marketing e vendas, informações de alunos (para os estúdios) e controle de estoque e compras (para as lojas).
Estúdios e lojas possuem, cada um, um data warehouse (armazém de dados DW) na nuvem. Entre as fontes de dados integradas nos DWs de cada projeto estão Meta Ads, Google Ads, RD Station e sistemas de gestão (dos estúdios e das lojas).
O projeto segue evoluindo com melhorias de usabilidade nos painéis e inclusão de novas análises preditivas para que a gestão - tanto dos estúdios quanto das lojas - possa se antecipar cada vez mais a potenciais problemas e ter cada vez mais sucesso.
“É um trabalho contínuo de melhoria da informação. É estratégico olhar diariamente para os dados para tomada de decisões e para que possamos agir com a velocidade necessária que o mercado competitivo de hoje exige. O BI alinha o time para que todos vejam os mesmos indicadores e estejam na mesma página durante discussões sobre quais rumos tomar, e auxilia a equipe a buscar mais performance.”
William Melilli
Sócio-fundador e diretor de expansão da Mormaii Franquias